Total de visitas: 61261
A-B
A
Asma
A asmaé uma enfermidade que se caracteriza por episódios de dificuldade respiratória, acompanhada por uma sensação de sufocamento, devido a um estreitamento geral das vias respiratórias dentro dos pulmões, além de provocar uma frequente e violenta tosse, que tem a finalidade de expulsar a mucosidade acumulada nos pulmões.
Sintomas:
Os principais sintomas são: opressão no peito, tosse, agitação, chiado no peito e dificuldade para respirar, tendo que auxiliar-se, em alguns casos graves, com broncodilatadores e oxigênio extra.
Causas:
Alergias, ar contaminado, infecção respiratória, stress e ansiedade, os quais podem produzir um espasmo (contração involuntária) dos músculos que rodeiam os brônquios, não permitindo a entrada de ar nos pulmões. Também pode estar ligada a factores hereditarios, mudanças de temperatura, a certos aspectos nervosos ou psíquicos.
Tratamento:
- Tomar várias vezes ao dia suco de Aloe Vera.
- Praticar o relaxamento.
- Praticar e reforçar a respiração - lenta e produnda.
- Praticar exercícios físicos, especialmente a natação.
- Observar a alimentação para eliminar eventual fonte alérgica através do alimento.
- Observar o uso de medicamentos ou produtos industrialiazados - podem ser fonte de alergia.
- Manter o peso sob controle - o excesso de peso contribui para dificultar uma boa respiração.
Terapia natural:
- Bee Propolis - Combate a ação de fungos, e outros elementos alérgicos - Tomar 6 tabletes ao dia.
- Squalene - Fortalece as funções dos pulmões e aumenta a oxigenação do sangue. - Tomar 2 cápsulas antes do almoço e do jantar.
ALCOOLISMO:
O alcoolismo é uma enfermidade caracterizada pelo habitual, compulsivo e alto consumo de álcool, além do desenvolvimento de sintomas nefastos quando se deixa de beber repetidamente.
É a doença que mais mata depois do cancro e das doenças do coração. É o mais grave problema médico-social da atualidade.
Sintomas:
Uma prolongada dependência do álcool traz como resultados sérios problemas para: Pâncreas, Fígado - Cirrose Hepática, Coração, Aparelho urinário, Pele, Órgãos sexuais - impotência, Aparelho digestivo - gastrite, Sistema nervoso - que fica totalmente desequilibrado devido à morte das células nervosas - neurônios, porque o álcool retira a água dessas células, produzindo uma série de transtornos nervosos, como a depressão, a angústia e, nos casos mais graves, o delirium tremens , que provoca alucinações.
Principais causas:
Herança genética, meio ambiente e social, trabalho, beber socialmente, stress, depressão, ócio, personalidade imatura e solidão.
ANEMIA
A anemia é a falta de sangue oxigenado no organismo, o que ocasiona a insuficiência hemática. Em outras palavras, é a redução da quantidade de hemoglobina ou de células vermelhas no organismo, que pode ser motivada pela carência de Ferro - a mais comum, de Vitamina B12 ou ácido Fólico - complexo B, algumas verminoses e certas doenças.
Sintomas:
- Palidez da pele, pálpebras, lábios, unhas e gengivas;
- Unhas em forma de colher, por falta de ferro;
- Cabelo quebradiço;
- Respiração e batimento cardíaco mais frequente que o normal.
Principais causas:
A anemia é provocada pela falta de oxigénio no sangue, sendo a principal causa a falta de ferro - que é o componente principal da hemoglobina no sangue.
Outras causas da anemia são: a falta de proteínas, ácido fólico, vitaminas B6, B12 e C.
Tratamento:
O tratamento mais indicado para combater a anemia é através de uma nutrição correta, especialmente produtos que contenham uma boa dose de ferro.
Recomenda-se uma alimentação à base de: Lentilha, espinafre, gema de ovo, passas de ameixas, bróculos, nabos e grãos integrais com casca.
Terapia natural:
- Chlorella - Rica em nutrientes essenciais, fortalece e reativa as funções vitais do organismo.
- Ferro - Essencial para a produção de hemoglobina do sangue.
- New Power - Poderoso energético e estimulante.
AIDS (SIDA)
Doença infecciosa causada pelo vírus da imunodeficiência humana, que leva a uma perda da imunidade progressiva resultando em infecções graves, tumores malignos e manifestações causadas pelo próprio vírus.
Como se adquire?
- Através de relações sexuais não protegidas;
- do uso de droga injetável onde se partilham seringas com sangue contaminado;
- de transfusões de sangue, durante a gravidez ou pelo leite materno;
- da doação de órgãos ou sêmen infectado;
- da exposição a material contaminado entre trabalhadores da área de saúde.
O que se sente?
Infecção aguda:surge algumas semanas após a contaminação, com febre, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares pelo corpo, ínguas e manchas na pele que desaparecem após alguns dias;
Infecção assintomática:tem duração variável, de meses a anos;
Doença sintomática:manifestação mais grave da doença, onde a pessoa vai perdendo sua imunidade e vão surgindo doenças oportunistas, tumores raros e formas graves de doenças tropicais no Brasil.
B
Cláudio Cardoso