Total de visitas: 61271
Herbanário
Planta medicinal é uma planta que contém substâncias bioativas.
Existe um grande número de plantas medicinais em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicina popular dos diversos povos.
Alecrim
Resumo
Alecrim: planta medicinal diurética,aromática, antioxidante e anti-reumática, apresentada quase sempre em forma de infusão ou em pomadas.
Constituintes
Óleos essenciais (óleo essencial de alecrim), ácido carnósico, taninos.
Partes utilizadas
Folhas
Propriedades do alecrim
Antioxidante, anti-reumático, depurativo, diurético
Indicações do alecrim
Uso interno (chá):
Contra gazes, como condimento ou aromático (cozinha), contra a tosse, para a prevenção de doenças degenerativas como o alzheimer, devido ao forte efeito antioxidante do alecrim.
Uso externo, em pomadas (quase sempre em associação com outras moléculas):
Reumatismos:artrite, artrose.
Preparações à base de alecrim
- Infusão de alecrim
- Inalação do alecrim
- Pomada à base de alecrim
- Óleo essencial de alecrim
- Cápsula de alecrim
- Tintura de alecrim
Observações
Esta planta (alecrim) é encontrada em pomadas bastante conhecidas contra os reumatismos. Além disso, no preparo interno, em infusão, a sua ação diurética é muito eficaz. Também utilizadana culinária como aromatizante e para temperar carnes e auxiliar na conservação, graças ao efeito anti-oxidante (óleos essenciais).
Broto de pinheiro
Resumo
Broto de pinheiro: "planta medicinal" com efeito expectorante, administrado em uso interno para tratar a tosse produtiva. Ele é geralmente utilizado em xarope ou balas.
Observações
Os medicamento à base de broto de pinheiro possuem uma grande eficácia contra a tosse produtiva com expectoração. Segundo inúmeros usuários, os xaropes de broto de pinheiro têm uma forte ação positiva contra a tosse produtiva.
Constituintes
Óleo essencial (limoneno, alfa-pineno), vitamina C
Partes utilizadas
Óleo essencial, brotos
Efeitos do broto de pinheiro
Expectorante, antisséptico, hiperemiante
Indicações do broto de pinheiro
Em uso interno (pílula, inalação):
Tosse (produtiva, com expectoração), bronquite, traqueíte, rouquidão, catarro,dor de garganta
Em uso externo (inalação):
Tosse, catarro
Camomila
Resumo
Camomila: planta medicinal utilizada em uso interno contra os espasmos e os problemas digestivos, e em uso externo como desinfetante e cicatrizante. Ela pode ser encontrada em infusão, compressas ou solução.
Constituintes camomila
Óleo essencial, matricina, flavonóide, cumarina, taninos.
Partes utilizadas camomila
Flores secas (flores de camomila) ou capítulos florais secos.
Efeitos da camomila
Antiflogistíca, cicatrizante, espasmolítico, antialérgico, antibacteriano, antifúngico, calmante, sonífero.
Indicações da camomila
Em uso interno (infusão)
Problemas digestivos (úlceras - acidez, náuseas e vômitos, gastroenterite, cólicas em recém-nascidos,...) resfriados, distúrbios do sono (leve efeito sonífero), nervosismo (leve efeito calmante), cólicas menstruais, febre de feno, alergia.
Em uso externo (banho, óleo essencial, pomada, compressa)
Eczema,pele seca, lavagens e desinfecção da boca e de feridas, olhos vermelhos, determinadas conjutivites, ferimentos (para favorecer a cicatrização), hemorroidas, cuidado dos cabelos e também para clarear os cabelos
Obervações
Segundo pesquisas de janeiro 2005, a camomila também teria efeitos positivos na cura de resfriados e cólicas menstruais Ela é uma das plantas mais utilizadas em fitoterapia, pois ela tem versatilidade e pode exercer eficácia em inúmerascomplicações que vão desdes os problemas de digestão a distúrbios sono e problemas de menstruação.
Dente de leão
Resumo
O dente-de-leão é uma planta medicinal com ação diurética e depurativa que favorece a digestão, pode ser encontrada em infusão.
Família
Asteraceae (Asteráceas)
Constituintes
Taraxina, terpenos, flavonóides, fitosteróis.
Partes utilizadas
Folhas e/ou raízes
Indicações do dente-de-leão
Problemas digestivos: dispepsia, problemas na região do fígado, prevenção dos cálculos biliares (não indicado no tratamento), anorexia, prevenção dos cálculos urinários.
Observações
O dente-de-leão cresce na primavera, em vários lugares da Europa. Para fazer infusões à base de dente-de-leão, é necessário utilizar uma planta inteira seca (com as raízes) e é preferencialmente feita uma decocção, isto é, deve-se ferver a mistura de cerca de 3 colheres de café em água fria (inicio). Muitas pessoas fazem saladas de dente-de-leão bastante apreciadas. O efeito medicinal ainda não foi comprovado. Esta planta também pode ser utilizada contra diversos problemas gastrointestinais e na região do fígado, em especial como depurativo. Este último efeito é, às vezes, criticado por alguns cientistas, pois trata-se de uma noção vasta. É preferível falar em efeito sobre os cálculos ou sobre o metabolismo do fígado.
Eucalipto
Resumo
Eucalipto: planta medicinal utilizada no tratamento da tosse (ação expectorante) e do resfriado(inalação). É apresentada em forma de infusão, pastilhas, inalações ou cápsulas.
Observações
Esta planta de origem australiana (utilizada pelos aborígenes), encontra-se em inúmeras preparações à venda nas farmácias. Esta planta pode ser um bom complemento natural para tratar a tosse e outras doenças infecciosas como os resfriados, graças aos óleos essenciais contidos na folha de eucalipto.
Constituintes
Óleo essencial de eucalipto (cineol, eucaliptol).
Partes utilizadas
Folhas
Efeitos do eucalipto
Expectorante, antibacteriano, antisséptico.
Freixo
Resumo
Freixo: planta medicinal com açãoantiinflamatória, utilizada em caso de reumatismo geralmente encontrada em cápsulas.
Observações
Na nossa opinião, nenhum estudo conseguiu demonstrar realmente a eficácia desta planta contra os reumatismos ou a celulite, portanto ela não recomendada como primeira escolha. Em caso de reumatismos, dê preferência à garra-do-diabo, uma planta cuja eficácia é comprovada.
Constituintes
Flavonóides, rutosídeos, taninos, iridóide.
Partes utilizadas
Casca e folhas secas
Efeitos do freixo
Antiinflamatório, anti-celulite.
Gengibre
Resumo
Gengibre: planta medicinal utilizada com estimulante sexual e contra as dores de viagem, pode ser encontrada em forma de cápsulas, comprimidos, suco ou infusão (chá).
Constituintes
Óleos essenciais, gingeróis
Partes utilizadas
Rizoma
Efeitos do gengibre
Estimulante das secreções gástricas, tônico, antiemético, afrodisíaco.
Indicações do gengibre
Fadiga sexual (distúrbios eréteis), problemas digestivos, vómitos, dores de viagem, naúseas(devido a uma quimioterapia, por exemplo),doença do refluxo gastroesofagogico
Observações
O gengibre é uma das plantas medicinais mais conhecidas certamente por seu efeito afrodisíaco e o seu uso na culinária, mas o gengibre também possui qualidades comprovadas para prevenir e tratar as dores de viagem. Uma planta interessante que deve ser experimentada para as indicações mencionadas acima.
Hortelã
Resumo
Hortelã: planta medicinal com propriedades digestivas earomáticas, pode ser utilizada principalmente em infusão.
Partes utilizadas
Folhas secas (partes aéreas secas)
Efeitos do hortelã
Espasmolítico (contra os espasmos) antiflatulento, colagogo (ajuda o fígado), aromático, digestivo.
Indicações do hortelã
Problemas digestivos, colite (espasmódico),sindrome do intestino irritável cãimbras digestivas, mau hálito, dores na região gastro-intestinal.
Observações
Esta planta de sabor agradável é muito utilizada no mundo inteiro, e pode ser bastante útil contra certos males quotidianos, como problemas de digestão e mau hálito (pode ser administrada em forma de pastilhas ou chiclete). Ela também é muito utilizada em diversos produtos dentários, alimentares e cosméticos, uma vez que possui um apreço universal que permite acompanhar ou mascarar inúmeros produtos químicos.
A hortelã está na lista de remédios oferecidos no SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil. A lista tinha 810 itens (medicamentos, vacinas, remédios fitoterápicos,...) em Março de 2012.
Ipecacuanha
Resumo
Ipecacuanha: planta medicinal de origem brasileira, utilizada principalmente em fitoterapia como expectorante em caso de tosse produtiva ou bronquite, é geralmente encontrada em xaropes.
Observações
A ipecacuanha é uma planta que se encontra na composição de inúmeros remédios fitoterápicos, principalmente contra a tosse e a bronquite, o seu efeito expectorante completa bem a ação do remédio antitosse e a sua eficácia é comprovada. Aipecacuanha é também encontrada nos medicamentos homeopáticos contra náuseas e vômitos. Para a posologia, peça conselhos a um especialista (farmacêutico, médico, homeopata,...). Graças ao seu efeito emético, a ipecacuanhapode ser utilizada em caso de intoxicação com umestupeficante, para estimular o vômito e, portanto, eliminar o produto nocivo.
Partes utilizadas
Raíz (ipecacuanhae radix), rizoma
Indicações da ipecacuanha
Contra a tosse produtiva e a bronquite, em caso de intoxicação, para estimular o vômito (por exemplo, quando houver overdose de medicamento).
Onde cresce a ipecacuanha?
A ipecacuanha cresce principalmente na América do Sul (Brasil, Peru, etc.). Ela é originária do Peru.
Quande colher a ipecacuanha?
As raízes de ipecacuanha com três anos de idade são colhidas após o florescimento.
Jurubeba
Resumo
Jurubeba: planta medicinal antianêmica, para desordens de fígado e digestivas. É utilizada em uso interno com infusões, macerações e na culinária.
Observações
A jurubeba é uma planta medicinal de sabor amargo, comum em quase todo o Brasile utilizada também na culinária. A jurubeba cresce de 3 a 5 metros em altura e produz pequenos frutos amarelos e flores lilazes ou brancas. A Jurubeba é listada como uma droga oficial na Farmacopeia Brasileira.
Partes utilizadas
Raízes, folhas e frutos.
Toxicidade
Foi relatado casos de bovinos que ingeriram partes da planta e apresentaram problemas neurológicos, como: crises epiléticas, perda de equilíbrio. Não foram encontrados relatos de casos em seres humanos.
Konjac
Resumo
Konjac: planta medicinal originária do Japão, inibidora do apetite, ela pode ser encontrada geralmente em forma de cápsulas.
Observações
A konjac é cultivada no Japão, e seu volumoso tubérculo contém glucomannan. Esta substância tem a capacidade de absorver cem vezes o seu peso em água, e portanto forma um gel no estômago, que age como inibidor do apetite. Para uma eficácia maior e para conservar este gel no estômago, é conveniente comer uma maçã ou um biscoito meia hora antes da absorção das cápsulas, para fechar o pylori na base do estômago.
A riqueza de fibras desta planta facilita o trânsito intestinal que é perturbado com freqüência nos regimes emagrecedores. [Fonte do texto: "La nature vous veut du bien", Guide de la Phytothérapie (trad: "A natureza lhe quer bem", Guia da Fitoterapia]
Partes utilizadas
Tubérculo
Onde cresce a konjac?
A konjac provém da Ásia e é cultivada principalmente no Japão.
Louro
Resumo
Louro: planta medicinal utilizada principalmente em caso de problemasdigestivos e distúrbios reumatismais, pode ser encontrada em forma de óleo essencial ou creme.
Observações
O óleo essencial de louro pode ser muito bom em caso de reumatismos, você pode friccionar em forma de pomada ou até mesmo adicionar um pouco de óleo essencial no banho, para acalmar as dores.
Partes utilizadas
Folhas, frutos
Efeitos do louro
Favorece as menstruações, aromático, condimento.
Melissa
Resumo
Melissa (erva-cidreira): planta medicinal utilizada em uso interno como sedativo e digestivo, e em uso externo para tratar aherpes labial.
Constituintes
Óleo essencial (citral, citronelal), ácidos fenólicos, ácido rosmarínico (efeito contra a herpes labial), triterpenos, flavonoídes.
Partes utilizadas
Folhas secas (partes aéreas).
Efeitos da melissa
Uso interno (gotas, comprimidos,...)
Sedativo, calmante, espasmolítico, digestivo, sonífero.
Uso externo (pomadas)
Virustático (contra o vírus do herpes).
Indicações da melissa
Uso interno (gotas, comprimidos,...)
Problemas do sono, estresse, ansiedade nervosismo, problemas digestivos, azia e queimação do estômago
Uso externo (pomada)
Herpes labial
-
Onde cresce a melissa ?
Originária do Oriente, a melissa atualmente também cresce na Europa e nas Américas.
Quando colher as folhas de melissa ?
As folhas de melissa são colhidas no verão (preferencialmente no início).
Observações
Na sua utilização interna, a melissa oferece uma eficiência comprovada contra os pequenos problemas do sono e os problemas digestivos de origem nervosa. Na sua utilização externa, a melissa é relativamente eficiente contra a herpes labial, principalmente se aplicada logo no início. Ela também apresenta poucos efeitos secundários, o que acaba sendo uma boa alternativa aos tratamentos tradicionais.
Noz-de-cola
Resumo
Noz-de-cola: planta "medicinal" com açãoestimulante devido à cafeína, ela é indicada, por exemplo, em caso de fadiga e geralmente encontrada em cápsulas.
Observações
A noz-de-cola é uma planta que têm um histórico interessante, pois foi graças a ela (e a coca) que a Coca Cola® pôde ser criada (a junção desses dois produtos também deu origem ao nome Coca Cola®). John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta criou esta famosa bebida no final do século XIX, enquanto desenvolvia algo para combater a fadiga. Vale lembrar que Coca Cola® é a marca mais cara do mundo devido ao sucesso do produto (sabor muito apreciado) e o seu marketing mundial.
Constituintes
Alcalóides, caféina, teobromina, taninos.
Partes utilizadas
Grãos (noz)
Efeitos da noz-de-cola
Estimulante (efeito da cafeína), digestivo, tônico.
Preparações à base de noz-de-cola
- Cápsulas de noz-de-cola
- Pó de noz-de-cola
Onde cresce a noz-de-cola?
A noz-de-cola provém da colateira, que cresce principlamente na África e na América do Sul.
Quando colher a noz-de-cola?
A noz-de-cola é colhida quando está madura.
Oliveira
Resumo
A oliveira, planta medicinal com efeito hipotensor é utilizada contra a hipertensão e pode ser encontrada em forma de cápsula.
Observações
A oliveira é muito respeitada em inúmeros países mediterrâneos. Em fitoterapia, as folhas de oliveira são utilizadas em cápsulas de pó de folha de oliveira, contra a hipertensão Não confunda com os frutos da oliveira, as azeitonas, que são muito utilizadas na culinária.
Constituintes
Iridóide, oleacina, triterpeno.
Partes utilizadas
Folhas da oliveira
Hipotensor, espasmolítico, hipoglicemiante. Efeitos da oliveira
Indicações da oliveira
Hipertensão, colesterol, febre
Picão
Resumo
Planta medicinal com principal efeito hepatoprotetor (protege o fígado), além de ser utilizada em casos de úlceras gástricas e diabetes
O picão (Biendes pilosa) é uma das plantas medicinais que tem seu efeito reconhecido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Partes utilizadas
Folhas e raízes
Efeitos
Antioxidante, hepatoprotetor (protege a função do fígado, diminui a taxa de necrose e fibrose) e estimula a produção de insulina.
Indicações
Uso interno (chá)
- Doenças no fígado (ex. clolestase)
- gastrites e úlceras estomacais
- diabetes
Uso externo (banho)
- icterícia
-feridas, alergias
- hemorróide
Efeitos secundários
Nenhum efeito secundário foi documentado na literatura até o momento.
Onde cresce ?
América tropical.
Cresce tanto em zonas rurais como em zonas urbanas.
Quando colher o picão ?
Durante todo o ano. O picão é considerado, em alguns locais, uma praga.
Observações
Outra planta muito parecida com o picão-preto é o picão-branco (Galinsoga parviflora) que possui efeitos semelhantes, mas em menor quantidade.
A medicina popular e povos indígenas de várias regiões (Amazônia, Bahamas, Santa Catarina e Cuba) utilizam o picão para diversas finalidades terapêuticas, tais como: antiinflamatória, antireumática, antibiótica e até antitumoral.
Existem estudos que indicam certo efeito contra determinados tipos de leucemia, mas ser utilizado para tal fim ainda são necessários estudos complementares.
Esta planta é considera uma praga em plantações de soja, milho, algodão, entre outras.
Quebra-pedras
Resumo
Planta medicinal utilizada principalmente para prevenir e auxiliar o tratamento de pedra nos rins e bexiga. Mas também pode ser utilizado contra dores causadas pela artrite e como antioxidante.
Componentes
Ligninas, terpenos, triterpenos, flavonóides, tanino, alcalóides e vitamina C.
Partes utilizadas
Ramos e raiz.
Efeitos
Analgésico, relaxante muscular, diurético, antiinflamatório e antioxidante.
Indicações
- expelir cálculos renais (pedra nos rins)
- dores causadas pela artrite
- evitar o aumento excessivo da glicemia do sangue após comer
Onde cresce ?
O quebra-pedras possui suas origens no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Mas também pode ser encontrado em Bahamas, Índia, Indonésia e China.
Quando colher?
Durante todo o ano a planta pode ser colhida e submetida à secagem.
Observações
O nome “quebra-pedras” possui duas origens, pela sua principal indicação (expulsão de pedra nos rins) e pelo fato de nascer em lugares improváveis como buracos na parede e rachaduras no cimento. Mas na verdade o quebra pedras não quebra realmente as pedras do aparelho urinário Esta planta age relaxando a musculatura, evita a formação de novas pedras, evita o aumento das existentes e estimula a produção de urina.
Na Indonésia a Phyllanthus niruri é utilizado a anos como antimalárico, existem alguns estudos “in vitro” e em animais que comprovam sua ação, mas esta indicação ainda precisa ser melhor estudada.
Atualmente existem alguns estudos que indicam que esta planta possa ser utilizada como protetor cardíaco, protetor hepático, anti-hipertensivo e em casos de HIV. Mas ainda são necessários maiores estudos.
Rabanete
Resumo
Rabanete: planta medicinal com ação digestiva, eficaz contra diversos distúrbios digestivos, principalmente hepáticos. Ele pode ser encontrado em cápsula ou suco.
Observações
O rabanete é uma planta medicinal utilizada há muito tempo, desde os egípcios, devido aos seus efeitos digestivo. Esta planta faz parte da farmacopéia chinesa.
Algumas pessoas afirmam que o rabanete pode ser utilizado contra as alergias (mas até o momento não pudemos confirmar ou descordar desta informação).
Partes utilizadas
Raiz
Onde cresce o rabanete?
O rabanete cresce na Europa e na Ásia.
Quando o rabanete é colhido?
As raízes de rabanete são colhidas no final do verão.
Videos:
Parte 1
Parte 2
PARTE 3
Martina Teixeira
29 de Maio de 2012