Total de visitas: 61291
Q-R
COMISSURITE
O que é?
É uma doença inflamatória comum dos cantos da boca.
Como se trata?
A princípio, a doença cura rapidamente com medicações nos locais das lesões. Deve ser recomendado evitar alimentos e bebidas ácidas que irritam o local.
Raramente são necessários tratamentos a longo prazo, por via oral ou até cirúrgico (para corrigir a má oclusão da boca).
Como se previne?
As lesões podem voltar mesmo após a cura, tornando-se um problema crônico. Nesses casos, deve-se investigar minuciosamente os fatores predisponentes, tais como o hábito de lamber os lábios, a má oclusão da boca, uso de dentaduras ou aumento da umidade nos cantos da boca.
ERITEMA INFECCIOSO
O que é?
Doença infectocontagiosa, exantemática (que causa erupção na pele), eritematosa (manchas avermelhadas) e que atinge crianças de 2 a 14 anos.
Tratamento e prevenção?
A doença é autolimitada e cura-se espontaneamente. Por isso raramente é necessário o uso de medicações. Estas se restringem a analgésicos para os casos de dor muscular ou articular.
Não existem medidas específicas para prevenir a doença, nem são necessárias, exceto em casos de gestantes e doentes com anemia crônica.
RETINOBLASTOMA
O que é?
É o tumor intra-ocular mais freqüente na criança.
Sua origem são as células foto-receptoras da retina e é um tumor de alta malignidade (causa metástases principalmente para ossos e fígado). Em geral provocam um reflexo esbranquiçado na área pupilar.
Tratamento
Na maioria das vezes (dos unilaterais) é a enucleação (retirada do globo ocular). Em determinados casos pode ser feito: fotocoagulação, irradiação, crioterapia ou ocasionalmente outra terapia.
RUBÉOLA
O que é?
Doença infecciosa causada por vírus (classificado como um togavirus do gênero Rubivirus), que acomete crianças e adultos, embora esteja entre as que os médicos comumente denominam como próprias da infância. Trata-se de doença comumente benigna que cursa com febre, “rash” (manchas tipo “urticária” na pele) que dura aproximadamente 3 dias e aumento de gânglios linfáticos (linfonodomegalias para os médicos e ínguas para os leigos) embora possa apresentar-se de forma “subclínica” (quando o paciente praticamente não sente nada). Pode tornar-se potencialmente grave quando acomete mulheres grávidas, pois pode causar mal-formações no feto, sobretudo quando contamina gestantes no primeiro trimestre. Raramente pode ser causa de inflamação em articulações (artrite) em adultos. Outra designação que os médicos comumente usam para doenças virais que causam manchas na pele como a rubéola é de viroses exantemáticas (que causam exantema que é a expressão médica para designar as manchas da pele).
Como se trata?
Não há tratamento específico antiviral. Poucos pacientes demandam tratamentos sintomáticos, em geral analgésicos comuns controlam as dores articulares e musculares ou febre.
Como se previne?
Para diminuir a circulação do vírus da rubéola, a vacinação é muito importante, a qual é recomendada de rotina aos 15 meses de idade (vacina MMR) e para todos os adultos que ainda não tiveram contato com a doença (vacinação de bloqueio). Gestantes não podem ser vacinadas e as mulheres vacinadas devem evitar a gestação até o mês seguinte à vacinação. Isolamento: todas as crianças e adultos devem ficar afastados de outras pessoas durante o período da doença.
As gestantes devem fazer controle por exames de sangue quando necessário.
Para as pessoas hospitalizadas é feito isolamento até a cura da doença.
ROSÁCEA
O que é?
É uma doença vascular inflamatória crônica, caracteriza-se por eritema, telangiectasias (vasos finos avermelhados), edema e pápulas, que podem ser acompanhados por pústulas e nódulos. Ocorre principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade. É mais freqüente em mulheres e, em geral, o quadro é mais extenso e moderado. Formas mais localizadas e graves são encontradas mais comumente nos homens. Raramente é observado o diagnóstico em negros.
Como se trata?
Não há tratamento curativo para a rosácea. O programa terapêutico empregado varia com o estágio e a gravidade da doença. Todos os agravantes ou desencadeantes devem ser afastados, como bebidas alcoólicas, exposição solar, vento, frio e ingestão de alimentos quentes.
A pele do paciente com rosácea é extremamente sensível a produtos químicos e físicos como sabões, higienizadores alcoólicos, adstringentes, abrasivos e peelings. Os agentes antimicrobianos apresentam-se efetivos no tratamento.
Como a radiação ultravioleta é um desencadeante importante, é fundamental enfatizar o uso de filtros solares cotidianamente no rosto, escolhendo o produto mais adequado para cada tipo de pele.
Como se previne?
É possível reduzir os surtos através do monitoramento de fatores desencadeantes, já que a causa da rosácea permanece desconhecida. Não há uma dieta específica para rosácea. Cremes com fins cosméticos e fotoprotetores são indicados.
ROUQUIDÃO
O que é?
Rouquidão é definida como qualquer mudança no caráter vocal
Ela pode ser:
Aguda de curta duração ou | |
Crônica de longa duração |
Como proceder?
A pessoa acometida de rouquidão por mais de dez dias deve procurar um otorrinolaringologista para uma consulta e um exame visual das pregas vocais.
O tratamento específico é a melhor solução e o auxílio de fonoterapia (com fonoaudióloga) é, por vezes, fundamental.
Caso seja comprovado o Cancro na Laringe, o melhor resultado é aquele que houver sido diagnosticado mais precocemente. As vezes, estes tumores têm milimetros de extensão!
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
Toda rouquidão tem cura?
Quanto tempo pode durar uma rouquidão sem gerar preocupação com doenças graves?
Existe chance de eu fumar intensamente e não afetar minha voz?
Paula Oliveira e Rafaela Matos